Procrastinação é o adiamento ou retardamento de uma ação, um procrastinador é uma pessoa que evita determinadas tarefas.
Etimologicamente, a palavra deriva do Latim procrastinatus, ou seja pro(à frente) e crastinus (de amanhã), a primeira publicação em relação ao termo foi em 1548, no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall.
Para alguns a procrastinação pode ser considerada normal, entretanto, a procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos, em outras situações, as procrastinação, pode ser considerada stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.
Um dos fatores, que tornam uma pessoa um procrastinador, é o psicológico, pois, fatores como ansiedade, autoestima em baixa, mentalidade autodestrutiva, etc, contribuem de forma significante, um procrastinador, baseia-se em “sonhos e desejos”, em detrimento do realismo ou do seu próprio potencial.
Alguns fatores responsáveis pela procrastinação no trabalho ou no dia a dia, relaciona-se à ansiedade e à preguiça emocional, principalmente, quando estamos diante de coisas pequenas para ser resolvidas, ou de demandas irritantes e de solução de baixo impacto, podemos exemplificar: uma sala desarrumada, que precisa ser organizada.
Outro ponto causador da procrastinação, seria um problema muito grande a ser controlado, demandas temíveis, cujo impacto na solução pode afetar inúmeras pessoais, exemplificando: a preparação para uma prova, seja ela de concurso ou vestibular, o medo reside, não na preparação em si, mas, no resultado a ser alcançado, pois caso seja negativo, a pressão familiar e de amigos pode ser muito grande, ante o tempo e o investimento despendido, nesse tipo de preparação.
Fatores causadores da procrastinação, está relacionado a lesões ou baixa utilização do Córtex pré-frontal, essa área do cérebro é responsável por execução, planejamento, controle de impulsos, atenção, ela age como um filtro, diminuindo estímulos que causam distração advindas de outras regiões do cérebro.
Também está associada à procrastinação, alguns problemas relacionados à depressão ou transtorno do Déficit de Atenção de Hiperatividade, o que causa disfunções e imperícia psicológica significativa, causando desordem persistente e debilitante em algumas pessoas.
Mas, é importante ressaltar, que a procrastinação, é uma condição comportamental, enquanto que os problemas de saúde (fisiológico ou mental), podem ser tratados com medicamentos ou terapia.
Os remédios, desde que prescritos por profissional da área, podem melhorar a capacidade de foco e atenção ou melhorar o humor e temperamento em geral, o tratamento terapêutico, pode ajudar pessoas a terem novos comportamentos, superar seus medos e ansiedades, além de melhorar a qualidade de vida.
Existe uma relação entre procrastinação e o perfeccionismo, perfeccionistas adaptativos dificilmente procrastinam, enquanto os perfeccionistas não adaptativos, apresentam um alto nível de procrastinação, eis que veem o perfeccionismo como um problema.
Uma das formas de se combater a procrastinação, é gerenciando melhor o tempo, aprendendo novas técnicas de estudos, tratando o stress e uso de terapias médicas.
Algumas universidades fornecem aulas, treinamento, tutorias e técnicas de estudos para estudantes que estão enfrentando a procrastinação ou desordem no aprendizado.
Vamos elencar os tipos de procrastinadores:
- Existe o procrastinador relaxado, são os que fogem de suas responsabilidades, direcionado suas energias para outras prioridades, que nem sempre são importantes;
- Existe o procrastinador tenso-nervoso, é o tipo que a todo tempo está sob pressão, e que acredita está precisando “desestressar” e relaxar, sempre deixa para depois as tarefas, entretanto ou raramente as executa.
É importante pontuar, que uma pessoa pode inconscientemente sobre-estimar ou subestimar o tamanho de uma tarefa, se a procrastinação se tornar um hábito, o que é algo bem grave, pois essa pessoa está em um nível elevando de procrastinação.
Logo, a procrastinação é o grande vilão daqueles que estão procurando ser um vencedor, você precisa aprender a contornar as eventualidades e as possíveis barreiras que surgem no dia a dia, que podem levar a esse problema, assim recomendo:
- Primeira recomendação é a iniciativa, seja proativo, resolva ou menos tente resolver as tarefas que surgem, seja no trabalho, vida social ou na família.
- Segundo, tenha foco, propósito, pois isso te ajudará a alcançar as metas e objetivos, evitando a procrastinação.
- Terceiro, sempre vise ser produtivo, a produtividade sempre mostrará se você está concluindo ou batendo as metas desejadas.
- Quarto, aprendizado, sempre busque conhecimento e conteúdo, aprenda a manter-se atualizado para responder prontamente às mudanças.
Espero, que a partir desse texto, você possa sempre estar em constante busca de conhecimento e crescimento pessoal, de forma que a procrastinação, sirva apenas como exemplo de como não se portar, diante das tarefas diárias, no trabalho, na vida social, acadêmica ou familiar.
Crescimento sempre!
Por William Alexandre de Lima
Vise nosso Canal no Youtube, e receba muito conteúdo relevante. Clique Aqui!
EBOOK TRELLO – GRATUITO! Clique aqui ou na imagem.
CURSO TRELLO PRO – Do Básico ao Avançado! Clique aqui ou na imagem para Conhecer.
Deixe um comentário