O Trello é uma Ferramenta de Gestão de Projetos e Tarefas usada por mais de 60 milhões de usuários no mundo.
Entretanto, apesar da plataforma possui certificações de segurança cibernética (SOC2 – Controles de Serviços e Organizações – Tipo 2 / ISO/IEC 27001 / PCI-DSS), muitos usuários põem em risco suas informações.
Sim, os usuário do Trello põem em risco suas informações, não por culpa da plataforma, mas por culpa do próprio usuário.
Esse risco ocorre, quando o usuário do Trello, não atenta para o tipo de quadro que cria, eis que, existem três tipos de quadro no trello:
- Quadro Público;
- Quadro Área de Trabalho;
- Quadro Particular;
A, depender do tipo de quadro que o usuário escolher, ele pode ou não está expondo suas informações para todos da rede mundial de computadores, conforme os conceitos abaixo:
- Quadro Público: Todos da Internet, incluindo o Google, podem ver as informações constante nestes quadros, mas, apenas os Membros poderão editá-los;
- Quadro Área de Trabalho: Todos os Membros da área de trabalho podem ver e editar estes quadros;
- Quadro Particular: Somente os Membros do quadro, podem ver e editar estes quadros.
Portanto, dependendo do tipo de quadro, que você escolher, suas informações podem ou não estar visível ao publico em geral, recomendamos sempre escolher os quadros do tipo Particular, pois assim seus dados estarão seguros.
Em 2018, veio a tona, uma serie de informações pessoais, de dados e senhas, de usuários, eis que, estavam armazenando essas informações em quadros configurados como “Público”.
Inclusive, a própria Empresa Atlassian Corp, dona do Trello, relatou situações similares e corriqueiras, de informações pessoais sendo expostas, de forma inadvertidas em quadros públicos, não porque os usuários queriam, mas por descuido em sua configuração.
Para tentar resolver esse tipo de problema, atualmente, quando se cria um quadro no Trello, o mesmo já vem configurado como: “Quadro Área de Trabalho”, para que apenas os membros da área de trabalho possam ver e editá-los.
Mas, caso o usuário queira alterar o tipo de quadro, quanto a sua visibilidade, ele pode fazer isso, no momento da criação do quadro, ou depois de feito o quadro, basta clicar, na parte superior do quadro, no campo aonde consta o tipo do quadro, e fazer as devidas alterações.
Caso o seu quadro esteja como público e disponível, no google, depois que feita a alteração, para quadro particular ou de área de trabalho, o interessado deve entrar em contato com o suporte do buscador, para que seja removida as informações, pelo fato que, a publicidade deixará de existir, a partir do momento que for feita a alteração, mas as informações pretéritas continuarão na rede mundial.
Logo, apesar dos novos quadros estarem vinculados como de área de trabalho, sempre é bom certificar, para que os mesmos não sejam alterado para a forma de pública, para que as informações sempre estejam protegidas.
Por William Alexandre de Lima
Vídeo que recomendo, sobre tipos de Quadros no Trello:
EBOOK TRELLO – GRATUITO! Clique aqui ou na Imagem para Conhecer.
CURSO TRELLO PRO – Do Básico ao Avançado! Clique aqui ou na Imagem para Conhecer.
Deixe um comentário