Mindset é a maneira como as pessoas pensam ou o tipo de visão que cada um tem da vida.
O termo foi criado pela professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, Carol S. Dweck.
“Para Dweck, o mindset é a razão pela qual somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.”
O mindset serve para identificar padrões de pensamentos e comportamentos de um indivíduo, que determina se ele possui uma mentalidade fixa ou de crescimento.
Conhecida como psicologia do sucesso, ela determina como organizar os pensamentos, o modo otimista ou pessimista de enxergar as diversas situações da vida e como portar diante delas.
O mindset determina a forma como encaramos a vida, nossos objetivos, os desafios, os contratempos e dificuldades, a nossa performance, e como nos esforçamos para melhorar.
A mentalidade, ou o Mindset, afeta até mesmo o desempenho de estudantes, principalmente na transição do ensino fundamental para o médio.
Aqueles com mentalidade positiva tendem a melhorar suas notas, segundo pesquisas realizadas, enquanto aqueles que se veem como pessoas incapazes, os quais “Carol Dweck chama de pessoas com mindset fixo”, têm uma certa queda em suas notas.
Pessoas com a mentalidade de crescimento, genuinamente positiva, possuem um receio de fracassar, por isso se esforçam ainda mais para aprender.
A construção de um mindset é fundamental para ter sucesso. É ele que define quem terá resultados ou não. O termo mentalidade se refere a uma predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo social têm para determinados pensamentos e padrões de comportamento, referindo-se ainda à maneira como nações inteiras se conduzem ideologicamente.
Alguns cientistas sociais tentaram descrever a mentalidade pelos chamados “padrões culturais”, mas a confiabilidade desse método era controversa porque poderia levar a estereótipos. Cientificamente, o termo é usado principalmente em sociologia e história das mentalidades.
A palavra mentalidade provém do latim mentālis e chegou ao português através do francês mentalité. Significa que se produz no espírito.
“Carol S. Dweck fala que existem 2 tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.”
Segundo a especialista, o mindset fixo é a mentalidade daquelas pessoas que acreditam que nasceram predestinadas ao sucesso ou ao fracasso, e que isso não pode ser mudado.
Já o mindset de crescimento, segundo Dweck, é a mentalidade das pessoas que querem aprender, que querem desenvolver habilidades que podem leva-las ao sucesso, e que o fracasso pode ser evitado.
Por mais que as pessoas de mindset fixo acreditem que isso não pode ser mudado, segundo a teoria de Dweck, o nosso mindset é formado a partir de nossas escolhas e da forma como nos posicionamos no nosso dia a dia.
Isso significa que você é capaz de escolher ter um mindset fixo ou de crescimento, que ter um ou outro não é questão de destino ou de sorte.
Mindset fixo:
Pessoas com mindset fixo julgam que a sua inteligência, as suas habilidades, a sua performance e as suas capacidades são imutáveis.
Elas acreditam que já nasceram com todas essas características e as que não tem, não podem desenvolver. Acreditam em coisas como “dom” e “genialidade” inatos.
Muitos pais e professores ajudam a criar essa mentalidade nas crianças. Um exemplo disso, são os testes de QI, no qual os resultados são demonstrados como uma revelação de quem são exatamente os alunos, suas aptidões e níveis de inteligência.
A boa notícia é que esses testes de QI estão ficando para trás, pois, sabe-se hoje que a inteligência não é uma forma onde a pessoa vai caber ou não dentro.
Hoje a ciência prova que existem diversos tipos de inteligência, como a inteligência emocional, por exemplo.
Um aluno pode não ser tão habilidoso com os números, no entanto, pode se sair muito bem com as palavras, por exemplo.
Pessoas com a mentalidade fixa tendem a ser ansiosas, pois os desafios são vistos como ameaças.
No âmbito profissional, quem tem a mentalidade mais fixa, conserva pensamentos negativos e tem inclinação a ficar estagnado e desmotivado diante de situações que fogem do comum.
Pessoas de mentalidade fixa acreditam que a inteligência é estática e imutável, que seu intelecto nasceu com elas, e tudo que sabem é resultado de sua natureza. Ou seja, “elas são o que são e ponto final”.
Pessoas com essa mentalidade desejam parecer inteligentes, e isso provoca uma necessidade de autoafirmação constante. Uma autoconfiança muito baseada em revalidação dos seus“dons”.
É muito comum, no mindset fixo, predominar a vaidade, a hostilidade e a exaltação de talentos ditos natos.
Mindset de crescimento:
As pessoas com uma mentalidade de crescimento ou progressiva acreditam que qualquer um pode desenvolver uma habilidade ou ampliar o intelecto, caso se esforce.
Pessoas com mentalidade de crescimento valorizam o aprendizado e o erro. Elas têm uma crença forte na transformação e no poder da dedicação.
O otimismo é uma das suas principais qualidades, acham que tudo pode sempre melhorar, e se esforçam para isso.
No campo profissional, buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente, não têm medo de adquirir novas responsabilidades e, até ficam animadas com a oportunidade.
Como modificar o Mindset Fixo: Existe escolha,o mindset nada mais é do que um crença. São crenças poderosas, algo que está em sua mente, e somente você pode mudar a sua mente.
Dicas Incríveis para evoluir de uma Mentalidade fixa para um Mindset de Sucesso:
- Saiba onde você está. A primeira dica é o autoconhecimento. Você precisa identificar que fase está;
- Compreenda suas fraquezas e o que deve ser melhorado você deve saber quais características que mais gosta em você, e as que menos gosta. É necessário explorar suas fraquezas e ficar de frente com suas falhas, para se tornar forte e poderoso;
- Aprenda a ter motivação e foco: Não se detenha diante de impossibilidades, medos e opiniões de outras pessoas, essa é uma avaliação sua e importa somente a você. Pense em coisas que você aprecia e invista nelas. Isso vai tornar muito mais fácil manter o foco;
- A persistência é a diferença. Ela é uma competência que pode ser desenvolvida e cultivada, perseguir algo que desejamos, ajuda, e muito, a manter aquele gás necessário para seguir em frente;
- Vislumbre onde você quer chegar, projete sua mente ao momento em que os seus objetivos são uma realidade.
Como desenvolver o Mindset:
A chave para desenvolver um mindset progressivo é investir em autoconhecimento, ou, seja, é preciso olhar para o seu eu interior e se descobrir. A partir desse reconhecimento será possível reprogramar a sua mente para pensar diferente e adotar outra postura.
Autoconhecimento: O processo de autoconhecimento é indispensável ao desenvolvimento é preciso ser dono de suas emoções, pensamentos e compreender o que se passa interiormente.
Agora é com você, desenvolva seu mindset, de forma positiva e proativa, para que consiga alcançar seus objetivos e seja um sucesso em tudo o que se propõe.
Por William Alexandre de Lima.
EBOOK TRELLO – GRATUITO! Clique aqui ou na imagem.
CURSO TRELLO PRO – Do Básico ao Avançado! Clique aqui ou na Imagem para Conhecer.
Nosso canal no Youtube, Clique Aqui para assistir a inúmeros conteúdo de qualidade.
Deixe um comentário